20 de Abril de 2024

COMBATE À PANDEMIA

Prefeito mantém passaporte da vacina, anuncia início da dose de reforço e faz alerta para a população

Fonte: Danielly Tonin - Gabinete de Comunicação | Publicado em 19/11/21 às 11:09
Wheverton Barros/Gcom

O prefeito José Carlos do Pátio e o secretário Municipal de Saúde, Vinícius Amoroso, informaram nesta sexta-feira (19), durante coletiva de imprensa, na Prefeitura de Rondonópolis, que a vacinação com a dose de reforço para pessoas com mais de 18 anos deve ter início na próxima semana. O prefeito destacou ainda que a exigência do comprovante de vacinação continuará valendo na cidade e alertou a população para que se imunize contra a Covid-19 para evitar que casos, internações e mortes em decorrência da doença possam voltar a subir em Rondonópolis.

“O passaporte da imunização vai continuar porque países da Europa, nos Estados Unidos e outros países já registram a volta da Covid-19 e se nós não mantermos essa posição, poderemos começar a registrar infecções novamente, mesmo em um momento tão positivo como este. Então eu peço para toda a população que continue colaborando, vá aos postos se vacinar. Tomem a segunda dose e a terceira dose, porque a imunização vai diminuindo com o tempo e por isso é preciso o reforço na vacinação. Esse é o nosso propósito e vamos continuar com as fiscalizações e com a exigência do passaporte para manter a cidade como exemplo para o estado e para o país”, reforçou o prefeito.

O secretário de Saúde afirmou ainda que o destaque que Rondonópolis alcançou sendo premiada pelo Governo do Estado no programa Imuniza Mais MT como a cidade com maior índice de vacinação contra a Covid-19 entre os municípios com mais de 60 mil habitantes se deve, principalmente, pela exigência do passaporte de vacinação. “Devemos muito ao passaporte da vacinação, que permitiu que nós vacinássemos mais pessoas e pudéssemos estar vivendo esse momento mais tranquilo e mais calmo pelo qual passamos agora, com mais de 35 dias sem mortes e redução nas infecções”, acrescentou Vinícius Amoroso.

Diante desse panorama, o secretário anunciou que a partir de próxima semana, Rondonópolis deve dar início a vacinação da dose de reforço para toda a população maior de 18 anos. “Nós já estamos nos organizando para iniciar o reforço na próxima semana, podendo ser inclusive a primeira cidade de Mato Grosso a dar início a vacinação da dose de reforço para toda a população”, afirmou e lembrou que a vacinação da terceira dose (reforço) aos idosos com mais de 60 anos já está em andamento na cidade, bem como para imunossuprimidos.

Para a vacinação com a dose de reforço para maiores de 18 anos, Vinícius Amoroso, explicou que o Município irá seguir os critérios de idade para estabelecer o cronograma de imunização, que será feito na ordem decrescente, assim como tem feito durante a campanha de vacinação contra a Covid-19 na cidade.

A equipe da Saúde irá trabalhar nesta sexta-feira (19) e sábado (20) para definir o início e o cronograma para a aplicação da dose de reforço para as pessoas com mais de 18 anos e também da segunda dose para quem tomou a vacina da Janssen, de dose única, já que o Ministério da Saúde definiu que quem recebeu a dose única da Janssen terá que tomar uma segunda dose depois de, no mínimo, dois meses da aplicação da dose única.

Passaporte da vacina

Em Rondonópolis é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação (passaporte da vacina) para o acesso aos estabelecimentos da cidade, bem como em eventos, em que exista a circulação de mais de 50 pessoas. A exigência é definida por decreto municipal e o não cumprimento pode gerar multa aos estabelecimentos.