29 de Março de 2024

Prefeito ouve demandas do Condivo e comunidades da Vila Operária

Fonte: Ailton Lima - Gcom | Publicado em 25/11/21 às 08:54
Kawê Pires – Gcom

O Prefeito José Carlos do Pátio, foi até a sede do CONDIVO - Conselho Distrital de Desenvolvimento da Vila Operária na noite desta quarta-feira (24), para ouvir demandas e prestar contas de ações da sua gestão na região. A instituição foi fundada há mais de 40 anos pelo Pároco de Vila Operária, padre Lothar Bauchrovicz, para reunir lideranças comunitárias e lutar pelo desenvolvimento do Distrito de Vila Operária

O prefeito foi recebido pelo vice-presidente da entidade, ex vereador Mauro Campos e diversas lideranças comunitárias da região. Inicialmente o representante do Condivo, elencou uma série de reivindicações que foram protocoladas e recebidas pelo prefeito, que após lê-las, foi dando as respectivas respostas à maioria delas, já que conforme externou, algumas das demandas careciam de um estudo, ou levantamentos mais aprofundados etc.

Conforme o documento recebido pelo gestor municipal, foram enumeradas pelo menos 14 demandas que versavam entre outras coisas como: a demora na conclusão de algumas obras em unidades de saúde.

O secretário Vinícius Amoroso explicou que em alguns casos, as obras já estavam concluídas mas acabaram sendo vítimas de ações criminosas de marginais que praticaram furtos da fiação elétrica, inviabilizando a entre e funcionamento das unidades. Mas, assegurou que o problema está sendo resolvido e dentro em breve, e provavelmente no final de janeiro/2022, serão colocadas em funcionamento, conforme o cronograma estabelecido.

Outra questão importante, dizia respeito ao fechamento do albergue de Vila Operária, para construção da sede da Cáritas Diocesana. Também foi explicado que os recursos que antes eram destinados a manutenção do albergue foi aumentado e redistribuído entre entidades assistenciais da cidade, para que pudessem acolher estas pessoas em situação de rua, evitando a permanência delas nas praças da cidade.

Outra demanda, foi quanto a sinalização das ruas do bairro que foram revitalizadas com microrrevestimento e não foram sinalizadas. O prefeito garantiu que este trabalho deverá ser feito durante o grande mutirão de Vila Operária que já está inclusive, sendo estruturado para acontecer em breve.

Também foram abordados assuntos como a conclusão do miniestádio do Pinheirão, a duplicação e a ponte da avenida Bandeirantes e a ponte da Ponce de arruda no Jardim das Flores.

A comunidade cobrou do prefeito, a retomada de ações sociais que aconteciam na região, como as “Comemorações do Mês Preventivo da Saúde” e o “Mês da Comunidade”, antes comemorados nos meses de abril e maio.

Os líderes comunitários solicitaram ainda do prefeito, que reveja as taxas de sepultamento cobradas no Cemitério Municipal da Mata Grande (bem como nos demais da cidade), que segundo eles, estão muito altas e quase inviabilizam às famílias sepultarem seus entes queridos, principalmente nesse momento de pandemia, onde as dificuldades financeiras se acentuaram bastante.

O Prefeito José Carlos do Pátio explicou aos presentes e respondeu a cada uma das reivindicações, exemplificando os inúmeros investimentos em obras e políticas públicas realizadas em praticamente todos os bairros da região da Grande Vila Operária.

Além das obras já concluídas e entregues, como asfaltamento, rede de esgoto, iluminação etc. Pátio externou que seis novas creches estão sendo construídas na região.

Ele destacou por exemplo o novo Centro Social (contraturno) que está sendo construído na região do Sumaré e que vai mudar a realidade da comunidade estudantil, com piscina olímpica, quadras esportivas, campos de futebol, e toda uma estrutura de aprendizado para aulas de reforço no contraturno, entre outras.

Pátio ainda destacou a aquisição de uma área de 30 mil m2 na região do residencial Edelmina Querubim, onde serão construídas, uma escola e uma creche com toda infraestrutura necessária.

O gestor lembrou aos presentes que a região da grade Vila Operária foi uma das que mais recebeu investimentos em suas gestões, e que a realidade da região já mudou bastante, e para melhor, diante dos inúmeros e grandiosos investimentos públicos realizados na região.

“Aqui nós fizemos escolas, várias creches, asfalto, rede de esgoto, construímos postos de saúde, pontes, praças esportivas, reformamos vários centros comunitários, e muitos outros investimentos que trouxeram mais cidadania e qualidade de vida a nossa população”, disse o Prefeito, que continuou: “eu estou satisfeito com o que já fizemos até aqui pela nossa população. Mas, vamos continuar investindo e melhorando o que for possível para tornar cada vez melhor a vida do nosso povo”, garantiu Pátio.

Estiveram presentes à reunião, os vereadores: Reginaldo Santos, o presidente da Câmara Municipal Roni Magnani, o vereador Cido Silva, Oséias Reis e Dr. Jhonas, além dos secretários de Saúde, Vinícius Amoroso, de Ciências e Tecnologia, Neiva de Col; de Cultura, Pedro Augusto de Araújo, e Paulo José.

Prefeito assinando o recebimento das demandas...