23 de Abril de 2024

VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES

Prefeito entrega à Câmara projeto de lei da RGA 2023 e reposição dos ACSs e ACEs

Fonte: Danielly Tonin - Gabinete de Comunicação | Publicado em 18/01/23 às 11:37
Wheverton Barros/Gcom

O prefeito José Carlos do Pátio entregou nesta quarta-feira (18) para a Câmara Municipal o projeto de lei da Revisão Geral Anual (RGA) de 2023 dos servidores públicos municipais, que será de 6%, bem como o projeto de lei da recomposição salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs), que será calculado conforme reajuste do salário-mínimo.

O prefeito destacou que vem mantendo uma pauta positiva com os servidores desde o início de sua gestão, tendo garantido o pagamento da RGA anualmente, com exceção da RGA de 2021, por força da vedação imposta pela lei federal em consequência da pandemia de Covid-19. Ele ressaltou que para a RGA de 2023, o valor de 6% fica um pouco acima do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou em 5,79% no acumulado de 2022.

Já, o reajuste dos ACSs e ACEs ocorrerá de acordo com a correção do salário-mínimo de 2023, ainda não definido pelo Governo Federal. “As ACSs e ACEs recebem hoje dois salários-mínimos mensais e o reajuste será conforme o novo salário-mínimo. O valor ficará acima do IPCA”, disse o prefeito.

Pátio relembrou ainda que durante sua gestão, o Município garantiu que os servidores municipais aposentados não pagassem o reajuste da previdência, implantou o pagamento de periculosidade aos vigilantes, bem como garantiu 1% a mais no repasse do Município para o ServSaúde, que enfrentava dificuldades em decorrência da pandemia.

Ainda, segundo o prefeito, mesmo com a receita municipal apresentando queda na arrecadação, principalmente, em função da desoneração dos combustíveis estabelecida pelo Governo Federal no segundo semestre de 2022 e prorrogada por mais 60 dias pelo atual governo, o que gera queda na arrecadação do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), junto ao pacote fiscal do Governo do Estado, que reduziu o ICMS dos combustíveis e serviços de telecomunicação, foi possível garantir a RGA 2023 aos servidores e a gestão trabalha para manter os investimentos em obras e melhorias para a cidade.

O presidente da Câmara Municipal, Júnior Mendonça, que recebeu oficialmente os projetos de lei, destacou que a Câmara dará início a análise e debates sobre os projetos para que possam ser votados no prazo. Ele ressaltou a importância dos projetos de lei, tanto para o pagamento da RGA 2023, como de recomposição salarial dos ACSs e ACEs, como valorização dos trabalhadores.