25 de Abril de 2024

SUSTENTABILIDADE

Palestra com renomado arquiteto italiano na Prefeitura discute projetos para uma cidade sustentável

Fonte: Valdeque Matos - Gabinete de Comunicação Social | Publicado em 17/06/19 às 19:37
Wheverton Barros

Estabelecer novos paradigmas para a elaboração de projetos arquitetônicos e urbanísticos voltados para que Rondonópolis avance em suas políticas públicas para um desenvolvimento cada vez mais sustentável. Com este propósito, a Prefeitura de Rondonópolis, por meio Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Rondonópolis (Ippur), promoveu, na tarde desta segunda-feira (17), uma palestra para os servidores que atuam no setor de projetos do executivo municipal com o renomado arquiteto italiano Massimo Savino.

Expert no tema integração e sustentabilidade, o arquiteto italiano Massimo Savino está radicado no Brasil há quatro anos. A vinda dele a Rondonópolis para falar sobre a sua vasta experiência no trabalho de integração da natureza e arquitetura foi sugerida pela juíza Milene Aparecida Pereira Beltramini, responsável pelo Juizado Volante Ambiental; e o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Ari Madeira. Os dois estiveram acompanhando a palestra realizada na sala de reuniões, anexa ao gabinete do prefeito, no Palácio da Cidadania.

“Temos conversado com a equipe de engenheiros e arquitetos do município sobre a necessidade de quebrar paradigmas, trazendo nos projetos a ideia de promover a sustentabilidade. A vinda dele foi no sentido de contribuir com a gente, falando sobre do seu trabalho e a sua vasta experiência, internacional até”, disse a gerente do Ippur, Claudia Lugli.

O prefeito Zé Carlos do Pátio destacou que Rondonópolis vem trabalhando para a criação de parques ambientais e novos espaços públicos de convivência e de lazer para comunidade. Então, é importante que venha “ideias novas, diferentes e que se adaptam a nossa realidade, contribuindo à construção de uma cidade mais humana e sustentável”. O município conta hoje com cerca de 100 servidores na área engenharia e arquitetura.

O promotor Ari Madeira ressaltou que o arquiteto Massimo deixou uma contribuição positiva, que é o conceito da sustentabilidade, na sua conversa com os profissionais que atuam no setor de elaboração de projetos da Prefeitura de Rondonópolis. “Espero que estes conceitos sejam trabalhados, pois o meio ambiente precisa e a população merece”.