23 de Abril de 2024

Início do conteúdo
FISCALIZAÇÃO

Operação da Setrat multa 28 motoristas de carretas e caminhões por trafegarem no perímetro urbano

Fonte: Valdeque Matos | Publicado em 16/03/19 às 08:38
Assessoria
Foto - Assessoria

Vinte oito motoristas de carretas foram autuados por agentes de trânsito da Prefeitura de Rondonópolis por trafegarem no perímetro urbano irregularmente, durante Operação Vagalume, realizada na noite de quinta-feira (14). Por infringirem a lei, eles deverão pagar multa de R$ 130,16 e perder quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Com o apoio da Polícia Militar (PM), a operação conduzida pelo Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat) foi realizada das 18h às 22h em pontos estratégicos das Avenidas Otaviano Muniz, Ponce de Arruda, Frei Servácio e Bandeirantes. Ao todo, 48 veículos foram abordados durante a operação 'Vagalume'.

Gerente do Departamento de Trânsito da Setrat, José Severino da Silva Neto, o Nino, relata que as carretas autuadas foram conduzidas aos Anel Viário, que é a rota permitida.

Explica que a ação da Setrat se fundamenta no artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nino esclarece que a prática é considerada infração média, sujeita a multa de R$ 130,16 e registro de quatro pontos na carteira.

Ele ressalta que as carretas e bitrens não podem circular na Zona de Restrição Máxima, que compreende o perímetro urbano da cidade. Somente ficam liberados para entrar caminhões para descarregarem no comércio, devidamente identificadas com nota fiscal, das 8h às 18h.

Conforme Nino, a Setrat irá intensificar a operação para coibir a circulação de veículos pesados dentro do perímetro urbano. Estamos recebendo reclamações de muitas carretas transitando dentro da cidade. Vamos dar uma resposta positiva para a sociedade, minimizando o tráfego na cidade. Pois, além de danos para as vias, pode causar acidente de trânsito com pedestres e ciclistas”, observa.