16 de Abril de 2024

​ “Dia D” ESTUDO

Nova proposta de referência curricular para educação é discutida na rede municipal

Fonte: Valdeque Matos - Gabinete de Comunicação | Publicado em 17/05/19 às 20:20
Assessoria

Profissionais das escolas da rede municipal de ensino de Rondonópolis participam na próxima segunda-feira (20) do “Dia D” da Implantação do Documento de Referência Curricular (DRC) para Mato Grosso. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Centro de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro) e Conselho Municipal de Educação (CME), os estudos do “Dia D” ocorrem nas unidades escolares de manhã e tarde.  Por esse motivo, a Semed comunica a comunidade escolar da RME que não haverá aulas, em virtude do cumprimento do cronograma de trabalho estabelecido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), do Conselho Estadual de Educação (CEE/MT) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime/MT).

No “Dia D”, conforme a Secretaria Municipal de Educação, Carmen Garcia Monteiro, os profissionais irão discutir durante todo o dia a elaboração dos referenciais curriculares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, afim de construir uma nova proposta de currículo a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Segundo ela, o objetivo com este Dia D de estudos é mobilizar e ampliar as discussões, visando a construção por muitas mãos de uma proposta curricular da educação infantil e o ensino fundamental. Por isso, é importante que seja debatido onde realmente a educação acontece, que é no “chão da escola” e as suas realidades específicas e diversificadas.

“Este é o momento de participar, contribuir com esta discussão que está ocorrendo em todo país”, destacou Carmen. “Este dia tem como objetivo promover estudos e reflexões acerca documentos curriculares do DRC para que, juntos, possamos reestruturar o currículo escolar da Rede Municipal de Ensino”.