28 de Março de 2024

Início do conteúdo
SAÚDE ATÉ VOCÊ

Mutirão de Planejamento Familiar prossegue nesta sexta-feira (30) no Res. Sitio Farias

Fonte: Ailton Lima - Gcom | Publicado em 29/07/21 às 13:57
None
Arquivo - Diego - Gcom

A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Departamento de Ações Programáticas, dá sequência ao programa “Saúde até Você”, realizando mais um mutirão com palestras orientações e atendimentos sobre Planejamento Familiar, nesta sexta-feira (30), na Escola Estadual Edith Pereira Barbosa, localizada no Residencial Sitio Farias.

Conforme informações da Gerente do Departamento de Ações Programáticas da SMS, Stephany Paiva Damascena, o mutirão vai começar as 8h e deverá beneficiar moradores do Sitio Farias e da região das Chácaras: Gleba Dom Bosco, Fagundes I e II e, Gleba Nossa Senhora da Guia.

Na verdade, a SMS está atendendo uma demanda antiga reprimida de moradores que desejam realizar um planejamento familiar. Então atendendo a essa demanda, os profissionais da Secretaria realizam palestras, onde apresentam aos interessados, as diversas maneiras e métodos contraceptivos, incluindo as opções de cirurgias de laqueadura e vasectomia.

A recomendação da Secretaria de Saúde às pessoas interessadas é que tenham 25 anos ou mais; no mínimo dois filhos vivos e levem documentos pessoais, como: RG e CPF individual e do cônjuge; certidão de nascimento de todos os filhos; cartão do SUS, e no caso das mulheres, exame preventivo atual ou comprovante de coleta (para laqueadura).

Durante o mutirão os moradores aptos e interessados assistirão a palestra educativa e orientativa; vão se cadastrar e posteriormente passar por atendimentos com enfermeiro, psicólogo e assistente social antes de escolher o procedimento que se encaixa em cada perfil.

Lembrando que a equipe da SMS apresenta todos os métodos contraceptivos e as opções de cirurgias, incluindo laqueadura para as mulheres e vasectomia para os homens, e cada caso é avaliado individualmente. O mais interessante nisso tudo é que a médica especialista atenderá o público interessado na unidade do bairro, sem que a pessoa precise se deslocar para outro local. 

Essa ação social é importante, porque possibilita aos chefes de família (pais e mães), a oportunidade de um planejamento e controle familiar assistido, bem orientado e seguro. Até porque, ter consciência da necessidade de um planejamento familiar e a oportunidade de realizá-lo, é um ato de cidadania e de qualidade de vida.