28 de Março de 2024

Início do conteúdo
BUSCA ATIVA

Município vai realizar dia D de prevenção contra o câncer de cabeça e pescoço

Fonte: Rafael Vicentini - Gabinete de Comunicação | Publicado em 21/07/21 às 09:20
None
Ilustrativa

Em todo o mundo, profissionais de saúde reconhecem julho como o mês da prevenção contra o câncer de cabeça e pescoço. Nesse sentido é realizada a campanha Julho Verde para chamar a atenção da população para essa doença e no próximo dia 30 acontece um mutirão de consultas para fazer um diagnóstico precoce desses casos em Rondonópolis.

Os profissionais das unidades de saúde já receberam uma capacitação no início do mês e estão fazendo uma busca ativa de pacientes que possam estar apresentando sintomas que indicam a presença do câncer em um desses locais do corpo. O médico cirurgião Carlos Henrique Fortes Pereira explica que nódulos no pescoço com mais de três semanas, rouquidão persistente e feridas na boca que não cicatrizam são indícios da presença do câncer.

Qualquer pessoa que notar a presença de um desses sintomas deve ir ao Centro de Apoio e Diagnóstico Especializado Albert Sabin (Ceadas) no dia 30 de julho, a partir das 7 da manhã, que será atendida dentro da programação da campanha Julho Verde. 

Carlo Henrique Pereira comenta que conforme a avaliação médica feita no dia do mutirão os pacientes serão encaminhados para a realização de exames mais detalhados e até mesmo para coleta de material para biópsia. “Por enquanto estamos na fase orientativa da campanha e também trabalhando para fazer a busca ativa de pacientes. Dessa forma podemos fazer um diagnóstico precoce e tratar os casos antes que agravem”, comenta.

De acordo com o médico cirurgião, em Rondonópolis são realizadas de 10 a 15 cirurgias oncológicas de cabeça e pescoço por mês. Ele informa que o câncer de tireoide é o terceiro caso mais comum da doença em mulheres e o de boca é o quinto mais recorrente em homens.