25 de Abril de 2024

ARTE URBANA

Movimento Hip Hop exibe diversos elementos da sua linguagem neste fim de semana, no Casario

Fonte: Roberta Azambuja - Gabinete de Comunicação | Publicado em 17/05/19 às 13:18
Assessoria

Ambiente onde acontece a cena cultural rondonopolitana, o Casario vai abrigar, neste final de semana, a segunda edição do evento de Hip Hop “É nois na ativa”, organizado pela crew Roots Flow Gang, com entrada franca. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), aproximadamente 120 Bboys de Rondonópolis e da Região Sul do Mato Grosso, além de outros de Goiânia, Campo Grande e Rio de Janeiro, vão participar das atividades, que incluem manobras de skate, batalhas de break dance, de freestyle e de all style, entre outras.

Abrindo a programação, no sábado, a partir das 17 horas, haverá manobras de skate e, ainda, um momento aberto para os rappers que desejarem compartilhar o talento com o público apresentando seu rap. No domingo, a diversão tem início às 14 horas e contará com batalhas de freestyle, all style e break dance. Para escolher os melhores em cada batalha, haverá um júri composto pelos bboys Perninha, José Lima e Marlon.

Perninha que, mesmo sendo deficiente de uma das pernas é considerado um dos melhores dançarinos de breakdance do Brasil, tendo se destacado em diversos campeonatos nacionais e internacionais e transformando-se em exemplo de superação e motivação para as pessoas, vai realizar um oficina de break no domingo, às 14 horas.

Originada nas comunidades de imigrantes jamaicanos, latinos e afro-americanos de Nova York, na década de 70, a cultura Hip Hop tem uma linguagem artística peculiar que integra vários elementos, como rap, breakdance, DJing e graffiti.

O rap caracteriza-se por ser composição com mestres de cerimômia, os MCs, discursando rimas e poesias. Na dança, bboys e bgirs realizam coreografias de breakdance e na música, disc jockeys (DJs) mixam sons de batidas fortes instrumentalizando uma musicalidade singular. As artes plásticas, por sua vez, são marcadas por registros visuais que expõem desenhos e palavras com enfoque em questões sociais por meio de pigmentos e texturas inscritos em paredes e espaços públicos.