20 de Abril de 2024

CAPACITAÇÃO

Motoristas recebem formação da Setrat, PM e Corpo de Bombeiros

Fonte: Rafael Vicentini - Gabinete de Comunicação | Publicado em 30/08/17 às 13:00
Weslan Simioni

Motoristas concursados e terceirizados e servidores credenciados para dirigir veículos oficiais do município estão participando essa semana de uma capacitação para atualizar os conhecimentos. Convocados por meio do núcleo de gestão de frotas, da Secretaria Municipal de Administração, profissionais de todas as secretarias municipais receberam durante um dia inteiros formação e dicas para um trabalho mais seguro.

Wilson Barbosa Oliveira é motorista da Secretaria Municipal de Governo e há 14 anos presta serviços para o município. Ele comentou que apesar do conhecimento que tem adquirido durante os anos de profissão é sempre bom se atualizar. Recebemos muitos alertas interessantes, algumas coisas que fazemos no automático e precisamos ficar mais atentos aos riscos, comentou.

Entre as entidades parceiras que fizeram minipalestras aos profissionais está a Secretaria Municipal Transporte e Trânsito, que cedeu a servidora Maria Izabel Martins para uma conversa com o grupo. A agente de trânsito repassou informações e ressaltou alguns pontos que merecem maior atenção dos condutores, como na sinalização, no comportamento de outros motoristas, pedestres e ciclistas e também o cuidado com veículos não motorizados.

Os servidores também conheceram as orientações do Tribunal de Contas do Estado (TCE) a nova normativa que regulamenta a utilização do diário de bordo, check list dos veículos. Com esses novos procedimentos vamos conseguir ter mais economia na questão do abastecimento e até na manutenção dos veículos oficiais, explicou Noemia Almeida, gerente do departamento de administração geral.

Representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar repassaram noções de primeiros socorros, como se evitar incêndios em veículos, estacionar próximo de hidrantes, como agir em bloqueios policiais, dicas de segurança pessoal e no trânsito.