28 de Março de 2024

Início do conteúdo
RADIOGRAFIA

Média de 4.500 exames de raio x são realizados por mês no PA municipal

Fonte: Danna Belle - Gabinete de Comunicação Social | Publicado em 13/02/20 às 14:06
None
Gabinete de Comunicação Social | Divulgação

O Pronto Atendimento (PA) de Rondonópolis realiza mensalmente uma média de 4.500 exames de imagens por meio do aparelho de raio x, sendo 3.800 adultos e até 900 pediátricos efetuados no Pronto Atendimento Infantil, conhecido como PAzinho. Uma média alta considerando pouco mais de 12 mil pacientes acolhidos no PA adulto e quase 4.500 casos pediátricos.

O município conta com dois aparelhos digitais, um deles adquirido totalmente com recursos próprios e está em processo para ser instalado no PA Infantil e com dois modelos tradicionais, um no hospital municipal e o outro no Centro de Especialidades Apoio e Diagnóstico Albert Sabin (Ceadas).

Os equipamentos funcionam em uso contínuo 24 horas por dia, sendo necessário uma pequena parada de no máximo uma hora para manutenção realizada por um técnico especialista uma vez por semana. A constante revisão ajuda na conservação dos aparelhos evitando diversos tipos de problemas.

Pensando em melhor atender os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Municipal de Saúde solicitou um aparelho de raio-x portátil que está em processo de licitação para ser adquirido neste ano.

A tendência é ter aparelhos digitais em todas as unidades que fazem uso de exame de imagem não-invasivo, pois têm menor custo para o município, uma vez que não necessita de produtos químicos utilizados na revelação das imagens, tão pouco pagamento pelo descarte correto desses materiais, que tem um valor alto.