25 de Abril de 2024

Início do conteúdo
CONAE 2022

Mais de mil pessoas participam da abertura da etapa municipal da Conferência Nacional da Educação

Fonte: Jéssica Estellen | Publicado em 28/04/22 às 14:06
None
Divulgação

A abertura da etapa municipal da 4ª Conferência Nacional da Educação (Conae 2022) realizada na noite desta quarta-feira (27), no Espaço Tulipas, em Rondonópolis, contou com a adesão de mais de mil inscritos. 

Com o tema "Inclusão, Equidade e Qualidade, compromisso com o futuro da Educação" a conferência proporciona um espaço democrático, para que todos os participantes possam contribuir com o desenvolvimento da educação. 

"Nós queremos mostrar o que construímos nesses 10 anos de Educação prestar contas à comunidade e nesta quinta-feira (28) discutir quais os projetos para os próximos 10 anos," explicou a secretária Mara Gleibe da Fonseca.


O presidente do Conselho Municipal de Educação e delegado Adriano Gomes, destacou a importância do evento. "Precisamos prestar conta para a sociedade do que foi feito, do que foi buscado realizar e também para avaliar o que deu certo e o que for positivo vamos manter, vamos acrescentar, ver o que precisamos melhorar para fazer um novo plano, nada mais justo e democrático que ouvir a sociedade, ouvindo a sociedade e os três entes federados, para fazer a avaliação e a construção de um novo plano," explicou. 


O prefeito José Carlos do Pátio participou da abertura e apresentou dados sobre o que foi realizado na Educação durante a gestão. Pátio mostrou os avanços na educação, falou sobre os investimentos, destacou que só na educação infantil houve um crescimento de 90,75%. Ainda mencionou que a gestão tem investido com a construção de creches e escolas, aquisição de ônibus, quadras cobertas,  material escolar, aumento no repasse da merenda, entre outros. 

"Nós estamos elevando o patamar da nossa rede. Nós reformamos toda a rede, ampliamos, climatizamos, melhoramos o material didático, só de creche construídas e em construção são 25, estamos chegando a 50 creches na nossa rede, eu desafio que existe em Rondonópolis uma creche particular melhor do que nossas creches públicas, nossas creches são de qualidade, estamos formando cidadãos. Queremos fortalecer a educação, dar realmente cidadania, a educação para mim é a transformação de uma sociedade," afirmou o prefeito. 

A diretora da escola de educação infantil Mateus Vinícius Braz, Rosemeire Lucas Barretos, falou sobre as ações da Prefeitura. 

"Principalmente a educação infantil de Rondonópolis teve o privilégio de receber vários benefícios, entre eles, as novas unidades, que estão lindas, inauguradas e muitas para serem inauguradas, inclusive a nossa EMEI Mateus Vinícius, foi aprovado, adquirimos o terreno e em breve receberemos nossa tão sonhada sede própria no Jardim Brasília. Quero agradecer a gestão pelo olhar sensível para a educação infantil que é a base que se constrói com muita dedicação, esse olhar que nosso gestor tem tido com a nossa educação," disse a diretora.

A conferência segue as discussões e encaminhamentos nesta quinta-feira (28). Participaram do evento autoridades locais, profissionais de Educação e representantes de vários segmentos sociais.