25 de Abril de 2024

VOLTA ÀS AULAS

Mais de 26,5 mil alunos iniciam o ano letivo na rede municipal nesta segunda-feira (23)

Fonte: Danielly Tonin - Gabinete de Comunicação | Publicado em 20/01/23 às 10:25
Wheverton Barros/Gcom

Mais de 26,5 mil estudantes iniciam nesta segunda-feira (23), o ano letivo na rede municipal de ensino. São 90 unidades que irão receber os alunos. Destas 44 são creches e recebem as crianças até 3 anos, e 46 são escolas do Ensino Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Para o ano letivo de 2023, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) conta com sete novas escolas, seis que foram municipalizadas no processo de redimensionamento da educação e mais uma recentemente inaugurada na região do bairro Celina Bezerra.

Segundo a secretária Municipal de Educação, Mara Gleibe da Fonseca, a equipe da Semed vem trabalhando junto a Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas para preparar o início do ano letivo desde o final do ano passado. Ela explica que os professores efetivos já foram todos lotados e o processo de lotação dos professores contratados via seletivo está em andamento desde o início de janeiro. O processo seletivo simplificado da educação foi realizado no final do ano passado e o chamamento dos aprovados começou a ser feito na sequência.

A secretária destaca ainda que foi garantida a distribuição de profissionais de limpeza e merenda nas escolas de forma a garantir o atendimento adequado aos alunos nesse início de ano letivo. O número de trabalhadores nas escolas e creches municipais ainda deve aumentar nas próximas semanas.

Neste início de ano letivo, Mara reforça que somente a Escola Municipal José Antonio da Silva está em reforma, mas a obra permite que a maior parte dos alunos continuem estudando no local. Uma parte está em salas extras disponibilizadas nas proximidades pela Semed.

Para 2023, com o aumento do número de vagas na rede municipal em função da construção de novas unidades e da municipalização de seis escolas estaduais, a Semed trabalha com a expectativa de receber mais de 30 mil matrículas. Ainda há vagas disponíveis em algumas unidades e quem ainda precisa fazer as matrículas pode procurar o Departamento de Gestão Escolar na Secretaria Municipal de Educação.