16 de Abril de 2024

MEDULA ÓSSEA

Laranja é a cor adotada em fevereiro para alertar sobre leucemia

Fonte: Roberta Azambuja - Gabinete de Comunicação | Publicado em 13/02/19 às 13:50
Divulgação

Manchas ou pontos roxos na pele, inchaços nos gânglios linfáticos – especialmente no pescoço e nas axilas –, febre ou sudorese noturna, perda de peso sem motivo aparente, dores nos ossos e nas articulações, além de desconforto abdominal provocado pelo inchaço no baço ou fígado são alguns sintomas da leucemia, conforme alerta a Secretaria Municipal de Saúde.

Visando conscientizar a população sobre formas de prevenção, sintomas e tratamento da leucemia, a comunidade médica realiza, no segundo mês do ano, a Campanha Fevereiro Laranja.

Doença maligna dos glóbulos brancos, a leucemia tem origem na medula óssea, também chamada de tutano, que é a região do organismo onde as células de sangue são formadas.  A explicação é que, na leucemia, uma célula sanguínea que ainda não atingiu a maturidade sofre uma mutação genética que a transforma em célula cancerosa. Essa célula anormal não funciona de forma adequada, multiplica-se rápido e morre menos do que as normais. Dessa forma, as células sanguíneas saudáveis da medula óssea vão sendo substituídas por outras anormais cancerosas.

“De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a estimativa para o biênio 2018/2019 no Brasil é que sejam diagnosticados 5.940 casos novos de leucemia em homens e 4.860 em mulheres. Esses valores correspondem a um risco estimado de 5,75 casos novos a cada 100 mil homens e 4,56 casos novos para cada 100 mil mulheres”, sublinha a gerente do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde, Mariúva Valentim.

Ela anuncia que as Unidades Básicas de Saúde de Rondonópolis estão engajadas na campanha e, assim, seus profissionais vão reforçar orientações para que população possa prevenir a patologia ou, mesmo, realizar o diagnóstico precoce. Também serão enfatizados os benefícios da doação de sangue. “Além disso, a campanha contará com atuação de equipe multiprofissional que fará o rastreamento dos pacientes com foco nos sinais e sintomas da doença, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida da população envolvida”, compartilha a gerente.

Mariúva relata que a descoberta precoce do câncer é uma estratégia para encontrar um tumor em fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento. “A detecção pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença, realizando o diagnóstico precoce, ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas, que chamamos de rastreamento”, detalha Mariúva e especifica: “O diagnóstico se dá por meio da realização de exames de sangue como, por exemplo, o hemograma e o exame de coagulação. A confirmação diagnóstica é feita com o mielograma ou também pela biópsia da medula óssea da bacia”.

O tratamento da leucemia, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, tem o objetivo de destruir as células leucêmicas para que a medula óssea volte a produzir células normais e se dá por meio da quimioterapia, terapia via oral e até transplante de medula óssea.