20 de Abril de 2024

AMBIENTE DE TRABALHO

Gestão de Pessoas acredita que cuidados com o público interno geram bons serviços à população

Fonte: Roberta Azambuja - Gabinete de Comunicação | Publicado em 02/01/20 às 12:36
Divulgação

O ano de 2019 terminou com sensação de dever cumprido para a Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas. Responsável por tratar de questões relativas ao público interno – o servidor municipal –, a Pasta realizou diversas ações que se refletiram no bom desempenho do trabalho realizado por seus colaboradores.

Logo no início do ano, após o resultado apresentado por uma empresa especializada contratada para elaborar o Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT), a Prefeitura voltou a fazer o pagamento do adicional de insalubridade de vários profissionais. “Ele trouxe segurança aos direitos do servidor e, ainda, aos vigilantes que, em outros lugares do Brasil, já tinham sido contemplados e, em Rondonópolis, só nesta gestão tiveram esse direito reconhecido por meio do laudo”, afirma o secretário de Gestão de Pessoas, Marcus Vinícius Neves Lima sobre a regularização dessa garantia.

Outra medida positiva adotada pela atual gestão, como assinala Marcus Vinícius, foi a realização de concursos públicos. Ele destaca o chamamento dos candidatos que passaram no Concurso Público nº 001/2019 para preencherem as vagas de fiscais sanitaristas, de meio ambiente, de tributos, de posturas, de obras e do Procon. Contando com esses novos concursados, as diversas pastas e órgãos da Administração Municipal vão poder desenvolver um trabalho mais robusto, intensificando suas atividades. “A convocação desses aprovados dá um reforço no quadro de pessoal, otimizando os serviços prestados à população”, observa o secretário.

Visando preservar a saúde da população, além de previr e combater várias enfermidades no município, foi realizado, no final do ano, o concurso para os cargos de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate a Endemias (ACE). “Com a convocação dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, Rondonópolis terá uma cobertura em 100% de sua área territorial no controle de doenças que tanto afetam nossa população”, sublinha Marcus Vinícius.

Também a comemorar, o certame para selecionar professores já está previsto e aguarda somente a definição dos últimos detalhes para, então, ser divulgado. “O concurso dos docentes, que era uma necessidade antiga, agora já está com seu processo de elaboração em fase final para que a Procuradoria dê seu parecer jurídico e, então, o edital possa ser publicado”, adianta o titular da Gestão de Pessoas.

Com os servidores recebendo o pagamento pontualmente, a avaliação sobre o resultado do trabalho realizado pela Pasta é bastante positiva. “A Secretaria trabalha o tempo todo para pagar os servidores em dia e, na maioria dos meses, pagamos antecipado. Esse cuidado, além de gerar tranquilidade e segurança ao funcionário público, também aquece a economia do município”, analisa Marcus Vinícius, que ainda lembra: “Só em dezembro, foram injetados no mercado quase 18 milhões de reais, incluindo o décimo e a folha de pagamento”.

Além do equilíbrio que promove ao ambiente de trabalho, segundo o secretário, essa postura demonstra valorização do funcionalismo público: “Uma característica do nosso gestor é a preocupação com o pagamento em dia, porque ele considera que é um sinal de respeito ao trabalho exercido”. Para Marcus Vinícius, essa atenção dispensada ao colaborador reverbera no atendimento prestado ao cidadão: “Ao trabalharmos para o público interno e tratarmos o servidor com respeito, acabamos tendo um reflexo no público externo, porque um funcionário que se sente respeitado e valorizado vai prestar um serviço de qualidade à população”.