20 de Abril de 2024

CRIME AMBIENTAL

Fiscalização flagra homem jogando lixo no antigo ecoponto do Sagrada Família

Fonte: Valdeque Matos - Gabinete de Comunicação Social | Publicado em 22/05/19 às 19:11
Assessoria

Um homem foi flagrado, na tarde desta quarta-feira (22), descartando entulhos de construção civil, irregularmente, na área do ecoponto que funcionava no bairro Parque Sagrada Família. Ele acabou detido por dois policiais civis que faziam a fiscalização do local, por meio do Gabinete de Apoio à Segurança Pública (Gasp) da Prefeitura de Rondonópolis.

O homem, identificado com as iniciais J.B.S, que estava tirando entulho do próprio carro e jogando no local do ecoponto desativado, por volta das 16h, acabou autuado pelos policiais civis e encaminhado à Delegacia Policia para serem tomadas as devidas providências, em relação ao crime ambiental que cometeu.

O coordenador do Gasp, Valdemir Castilho, o Biliu, informou que a fiscalização no ecoponto desativado do Sagrada Família está sendo feita 24 horas por dia, tanto pela Polícia Civil, como pela Polícia Militar Ambiental. A intenção é coibir que pessoas persistam em descartar qualquer tipo de lixo no local.

Outros locais da cidade que estavam sendo usados como depósitos irregulares também estão com a fiscalização reforçada. A prefeitura de Rondonópolis está construindo quatro novos ecopontos, que funcionarão de forma diferenciada dos que existiam até então.

Os ecopontos são lugares criados para atender carroceiros, jardineiros e moradores como depósito de pequenos volumes de resíduos, entre eles galhos e sobras da poda de árvores. Os novos ecopontos terão caçambas adequadas para receberem estes tipos de materiais.

Enquanto os novos ecopontos não ficam prontos para uso da população, o poder público já providenciou alternativas. Para o descarte de restos de podas de árvores e gramas, ficou definida uma área localizada na região do Distrito Industrial, que foi cedida por uma empresa. Porém, para fazer o descarte é necessário se cadastrar no local.

Já para o descarte de material que não está inserido entre os que são levados na coleta de lixo da cidade, a população pode utilizar o antigo Aterro Controlado da Mata Grande.