20 de Abril de 2024

MUDANÇA DE HÁBITOS

Feira de Educação Ambiental reúne mais de 900 crianças em atividades de conscientização

Fonte: Rafael Vicentini - Gabinete de Comunicação | Publicado em 05/06/19 às 18:01
Wheverton Barros - Gcom

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Prefeitura de Rondonópolis levou 16 escolas municipais para apresentar e conhecer projetos científicos durante a 1ª Feira de Educação Ambiental, realizada pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) em parceria com o Ministério Público Estadual e o poder público municipal.

O evento levou para o Oratório Filhos de Dom Bosco dezenas de ideias comprovadas cientificamente que podem contribuir de alguma forma para o meio ambiente. Os alunos da primeira fase com apenas seis anos de idade trabalharam em sala de aula e levaram para a Feira um projeto para a filtragem de água indicado para as comunidades ribeirinhas.

A turma do nono ano da Escola Municipal Edivaldo Zuliani Belo apresentou na prática uma forma de gerar energia usando frutas cítricas e conseguiram acender uma lâmpada pequena utilizando laranjas e fios elétricos. Outros projetos como de técnicas de compostagem, hortas ecológicas utilizando garrafas pet, pneus e até casca de ovo também foram expostos no evento.

O prefeito esteve na Feira e comentou que está satisfeito com o trabalho que o município vem desenvolvendo em questões que envolvem o meio ambiente. Ele lembrou da limpeza e plantio de grama nas áreas públicas que tem transformado o visual dos bairros e também das ações contínuas na área de saneamento, especialmente com a implantação do aterro sanitário, o primeiro em um município mato-grossense.

Cerca de 900 alunos participaram da feira e aprenderam sobre reciclagem, tratamento de lixo e aproveitamento de materiais orgânicos durante a exposição dos trabalhos e nas oficinas.

Para o promotor Ari Madeira, que representou o Ministério Público no evento, ainda existem muitos desafios para que a sociedade possa ter hábitos mais sustentáveis, especialmente na questão do descarte correto do lixo, de restos de construção, galhos e restos de podas de árvores, visto que existem locais específicos para fazer o descarte.

Com a envolvimento das crianças, a secretária de Educação do município Carmem Garcia Monteiro, acredita que será possível avançar nas questões ambientais e principalmente na mudança de hábitos em casa, levando esse novo conceito para toda a família.