29 de Março de 2024

FIM DE SEMANA

Eventos movimentam Espaço Cultural Casario

Fonte: Valdeque Matos - Gabinete de Comunicação | Publicado em 22/03/19 às 17:54
Wheverton Barros - Gcom

A agenda do primeiro fim de semana de outono está cheia de atividades artísticas para toda a família aproveitar e curtir gratuitamente o Espaço Cultural Casario, ambiente agradável às margens do Rio Vermelho, um ponto histórico considerado o berço da cidade de Rondonópolis.

Tem teatro de bonecos para criançada, produção de cerveja artesanal aberta ao público e muita música boa, com nomes de destaque no cenário da cidade: Kayto Oliveira, Flavio Rosa, Vital e a banda de rock Trilogia. É meta da Secretaria Municipal de Cultura atrair público para os eventos culturais que acontecem na cidade, por isso está contribuindo na divulgação dos eventos

A programação variada começa já nesta sexta-feira (22), a partir das 18 h, com uma experiência sensorial imersiva em frestas das caixas, que se transformam em palco para Cia. Pé de Pano e sua arte com bonecos contar histórias através de bonecos.

Serão duas histórias: “Luchin” e “Faísca” apresentadas no formato de Teatro “Lambe-lambe”, ou seja, o espetáculo teatral dos bonecos acontece dentro de uma caixa cênica.  De curta duração, a encenação é assistida por uma pessoa por vez.

Essa técnica de encenação recebeu o nome “lambe-lambe” por alusão às antigas máquinas fotográficas que povoavam as praças da muitas cidades brasileiras no início do século XX.

As apresentações vão até às 22h. Elas fazem parte da realização de mais uma edição do projeto “Artes tarde do que nunca - Ajuntamento Cultural de Múltipla Linguagem”, idealizado pelos ativistas culturais, Eduardo Acuña e Brunno Valente, para fomentar e disseminar as diversas vertentes artísticas locais no Casario.

O projeto é realizado várias vezes ao ano para proporcionar a troca de conhecimentos e experiências entre artistas das diversas formas de expressão e simpatizantes da cultura rondonopolitana.

O bom é que a diversão no Casario não para por aí. Para os amantes da música de qualidade, o Bar Dom Pedro tem como atração musical para noite de sexta-feira o cantor Vital Santos, que promete tocar o melhor da música popular brasileira e abrir com muito alto-astral e em grande estilo o fim de semana no marco zero de Rondonópolis.

No sábado (23) a diversão segue no Casario, com a realização da 2ª Edição do Sunset CR, a partir das 14h. Promovido pela Cervejaria Rondonópolis, fabricante das cervejas artesanais Casario, Marechal e Carreiros, o evento contará com produção ao vivo (brasagem) para o público a partir das 14h. Para animar os amantes da cerveja, Kayto Oliveira com sua voz e violão promete animar o público presente.

A programação continua com o melhor do bom e velho rock and roll. Para aqueles que esperam alguma coisa de um sábado à noite, o Casario será o endereço certo. A partir das 21 h, acontece o “Rock na Kombi” com a banda Trilogia, que promete agitar e fazer o público “mexer a cadeiras” . O evento é uma atração do Clube Rock Bar e Bar Dom Pedro.

Para encerrar bem o fim de semana e carregar as energias para a semana que se inicia, acontece no domingo (24), a partir das 18 horas, mais edição do projeto “Pôr do Sol no Casario”.

Realizado com sucesso todos os domingos desde o início deste ano, o evento alia boa música e um dos mais belos espetáculos da natureza que brindam os moradores de Rondonópolis, o encantador pôr do sol que é visto, às margens do Rio Vermelho, na região do Casario,

Idealizado pelo cantor Kayto Oliveira e abraçado pelo ativista cultural Hemerson Pires, o tio Peruca, proprietário do Clube Rock Bar, o palco do “Pôr do Sol no Casario já recebeu grandes nomes do cenário musical local. Além de Kayto Oliveira, já encantaram o público: Gabi Carmo, Luizão, Anselmo Oliveira, Rafael Favacho, Junior Cruz, Wesley Oliver e a cantora e compositora rondonopolitana Karola Nunes, que vem se destacando no cenário musical da capital mato-grossense, onde vive atualmente.

Lazer e cultura

A secretaria municipal de Cultura incentiva a realização de eventos promovidos pelos comerciantes do Casario, pois movimentam o local, levando lazer e cultura para a população de Rondonópolis. “A gente quer e fica feliz de ver o Casario sempre cheio”, disse o secretário de Cultura, Humberto Campos.

Os finais de semana no Espaço Cultural Casario têm sido uma opção diferente na agenda dos rondonopolitanos. Com bares, restaurantes e atividades culturais variadas, o espaço vem sendo cenário para partilha de momentos alegres entre familiares, amigos e casais.