25 de Abril de 2024

BRINCAR E APRENDER

Estimular a criatividade e a cognição da criança em um mundo moderno é tema de simpósio promovido pela Semed

Fonte: Roberta Azambuja - Gabinete de Comunicação | Publicado em 19/06/19 às 12:36
Assessoria

Coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participam, durante todo o dia desta quarta-feira (19), no auditório da Pasta, do curso de formação Contribuições e Possibilidades da Coordenação Pedagógica para o Sucesso no Ensino Aprendizagem.

Com cerca de 150 participantes, a capacitação, que é realizada pelo Departamento de Formação Profissional da Semed, conta com dez encontros. Hoje acontece o terceiro módulo, cuja temática é “Entre paredes e quintais: a criança e o brincar na escola”, exposta pela assessora pedagógica Claudineia Souza Rodrigues. A última reunião do curso está prevista para ocorrer em agosto.

Um dos pontos principais da abordagem, segundo Julio Cezar Coelho, gerente do Departamento de Formação Profissional, é o desafio enfrentado pelos docentes, atualmente, de integrar o ambiente convencional onde ocorre o ensino ao contexto de modernidade em que vive o estudante.

“A grande questão com a qual o professor convive hoje é ter um espaço tradicional de aprendizado, que é a sala de aula, em uma realidade cibernética”, observa Julio Cezar e prossegue: “Apesar de fazer parte mundo informatizado, a criança deve ser encarada como um ser que tem uma psicoemoção infantil”.

Diante dessa realidade, o gerente acentua a necessidade dos coordenadores incentivarem atividades dos pequenos ao ar livre, criando momentos em que eles possam brincar e se integrar à natureza. “Proporcionando essa inter-relação, estimulamos a afetividade dos aluno e, a partir daí, despertamos a cognição e a criatividade desse ser em formação”, sublinha Julio Cezar.