28 de Março de 2024

Eleita nova diretoria do Conselho Municipal da Igualdade Racial

Fonte: Valdeque Matos | Publicado em 12/04/22 às 18:54
Assessoria

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) tem uma nova diretoria. A eleição da diretoria para o próximo biênio ocorreu, com chapa única, na tarde desta terça-feira (12), no prédio do Núcleo dos Conselhos, localizado na avenida Tiradentes, no centro de Rondonópolis.

O Compir é um órgão colegiado de caráter consultivo. Sua principal missão é propor políticas de promoção e combate as desigualdades raciais no município. É composto por representantes do poder público, de entidades do movimento negro, povos tradicionais de religiões de matriz africanas, indígenas, LGBTQIA+, bem como sindicatos e associações.

Reeleito para mais um mandato como presidente do Compir, Wagner dos Santos, ressaltou que o objetivo é de continuar o trabalho que vem sendo desenvolvido para garantir a igualdade e o respeito à diversidade no município.

“Agradecemos o reconhecimento ao nosso trabalho e a confiança que foi dada para nós para continuarmos presidindo o conselho, que é um instrumento importante nas ações de combate ao racismo, aos preconceitos e a efetivação de políticas públicas de promoção do respeito a diversidade e a igualdade”, disse Wagner, reconhecendo ainda o apoio institucional que a Prefeitura de Rondonópolis e a Câmara de Vereadores vem dando para fortalecimento do Conselho.

Ele adiantou ainda que um dos objetivos de nova diretoria do Compir será a luta pela a criação no município da Secretaria Municipal de Igualdade Racial, afim de que Rondonópolis possa receber recursos específicos para projetos que beneficiem diretamente as minorias da sociedade. Além disso, irá trabalhar também pela implantação de delegacia especializada para atender exclusivamente vítimas de crimes raciais, discriminação religiosa e contra pessoas que integram o grupo LGBTQIA+.