18 de Abril de 2024

REUNIÃO

Diretoria do Comsan apresenta a conselheiros os avanços no saneamento básico da cidade

Fonte: Thâmara Carvalho - Ascom Sanear | Publicado em 20/09/19 às 10:50
Assessoria

Os avanços nas obras de saneamento básico, bem como os resultados dos últimos anos em investimento, foram os assuntos apresentados aos integrantes do Conselho Municipal de Saneamento Ambiental - Comsan, durante reunião realizada na sede do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis - Sanear, no Monte Líbano, nesta sexta-feira (20). A presidente do Conselho e diretora geral do Sanear, Terezinha Silva de Souza, explicou que o trabalho de 12 anos trouxe resultados positivos. O último deles foi a premiação do Instituto Trata Brasil, que classificou Rondonópolis entre as seis cidades do Brasil que mais avançam em saneamento básico.

Segundo ela, Rondonópolis deve atingir, até o final do ano de 2020, a Universalização do Saneamento. “A cidade está sendo preparada para os próximos 10 anos. Muito foi feito e a previsão é fazer ainda mais. Estamos com projetos para o esgotamento sanitário dos bairros que ainda não contam com o serviço. Aprovados estes projetos, atingimos 100% de esgoto na cidade. No quesito água, a duplicação da Estação de Tratamento vai garantir que o abastecimento seja reforçado. Esse trabalho só foi possível, porque as gestões assumiram o desafio de executar as obras do PAC”.

Terezinha informou aos conselheiros que recebeu o convite do Governo Federal para ir, junto ao diretor técnico da autarquia, Hermes Ávila, à Brasília apresentar as boas experiências no saneamento básico aplicadas em Rondonópolis. “É muito importante para a cidade ser convidada para apresentar seus projetos em saneamento. Isso porque, somos umas das poucas empresas de saneamento do Centro-Oeste geridas pela administração pública. É sinal de que dá certo, basta saber como aplicar bem os recursos e ter bons projetos”, defendeu.

Hermes Ávila, diretor técnico da autarquia, apresentou as obras que estão acontecendo na cidade. “Concluímos a duplicação da Estação de Tratamento de Esgoto, a implantação do sistema de esgotamento sanitários em bairros como Poroxo, Jardim Iguaçu, Atlântico e Europa e estamos finalizando em outros, como Sagrada Família, Colina Verde e Parque São Jorge. Outro grande avanço é a obra do desarenador que, após concluída, deve otimizar a captação de água do Rio Vermelho, que é o responsável hoje por 49% do abastecimento da cidade. A cidade está evoluindo neste setor e são muitas obras que ainda estão previstas até o final de 2020”, finalizou.