18 de Abril de 2024

Início do conteúdo
CONSCIENTIZAÇÃO

Dia Mundial da Água é comemorado com palestras e visitas à ETA em Rondonópolis

Fonte: Eduardo Ramos - Ascom Sanear | Publicado em 21/03/23 às 16:54
None
Assessoria

Conscientizar os mais jovens e esclarecer a população sobre a importância dos cuidados com a preservação da água, estas são as metas da programação alusiva ao Dia Mundial da Água em Rondonópolis. Além de palestras em escolas e empresas, também estão agendadas visitas na Estação de Tratamento de Água (ETA) responsável pelo abastecimento de todos os rondonopolitanos.

A programação foi organizada pelo Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (Sanear) em parceria com o Juizado Volante Ambiental (Juvam) e o Serviço de Gerenciamento de Resíduos (Seger) no município. A palestra será realizada no período da manhã e as visitas ocorrerão ao longo do dia.

“Hoje todas as residências do município recebem água tratada e de qualidade. Mas é importante que as pessoas saibam como o sistema funciona e como garantir que as gerações futuras também tenham acesso a esse elemento essencial à vida”, destaca o presidente do Sanear, Paulo José Correia.

A palestra vai abordar a importância da água de uma forma geral e como nossos hábitos podem afetar os reservatórios e também a eficiência do sistema. Um dos destaques é a coleta seletiva, que também já foi universalizada em Rondonópolis.

“Não basta fazer um uso consciente e racional da água. É preciso também investir no descarte adequado e na reciclagem do lixo que produzimos. Assim, vamos impedir que esses resíduos causem danos às redes de águas pluviais e de esgoto, ou sejam levados para os rios e contaminem nossos mananciais”, explica Ivone Espíndola, do setor de Educação Ambiental da Seger.

PROGRAMAÇÃO
A programação da Semana da Água foi aberta nesta terça-feira (21) em um evento ampliado com os alunos do CEAC Positivo. As equipes do Sanear, Seger, Juvam e também da UFR, Sema Estadual e Polícia Ambiental promoveram oficinas sobre temas ambientais e responderam questionamentos sobre a água e o ciclo hidrológico.

As atividades prosseguem nesta quarta-feira (22) com uma palestra na Escola Estadual Daniel Martins de Moura, na Vila Operária e visitas de lideranças comunitárias na Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada na avenida Lions Internacional.

Na quinta-feira (23) teremos uma reunião preparatória da Gincana Amigos do Meio Ambiente, que começará neste mês de março com a participação de 35 escolas.

O encerramento da semana ocorrerá na sexta-feira (24) com uma palestra na empresa COFCO. O engenheiro do Sanear, Dalton Virgílio, vai falar sobre a evolução dos sistemas de água e esgoto no município.