20 de Abril de 2024

Dia da Consciência Negra é feriado em Rondonópolis

Fonte: Valdeque Matos | Publicado em 18/11/21 às 18:08
Arquivo

Em respeito ao legado histórico e cultural do povo negro, a Prefeitura de Rondonópolis comunica que o próximo sábado (20), data em que se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra e homenageia o Líder Negro Brasileiro "Zumbi dos Palmares", será feriado no município, em cumprimento da Lei Estadual  Nº 7879/2002.

Para o prefeito José Carlos do Pátio a data é muito importante para reflexão de questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira.

"O Dia da Consciência Negra é importante e necessário. É  um momento de reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira. É também um dia para reverenciar a memória de Zumbi dos Palmares, que se tornou um símbolo da resistência contra a escravidão em nosso país. Enfim, é um dia  para celebrar e defender a igualdade. Enquanto o racismo existir,  não teremos uma sociedade mais justa", frisou.

A DATA

O Dia Nacional da Consciência Negra foi instituído oficialmente no país mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, com o objetivo de remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).

A data de 20 de novembro foi escolhida por coincidir com o dia da morte do líder negro Zumbi, em uma emboscada pelas tropas coloniais brasileiras, no ano de 1695, após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares, localizado em Alagoas. Zumbi teve sua cabeça exibida em praça pública.