28 de Março de 2024

FACILIDADES FINANCEIRAS

Desenvolvimento Econômico viabiliza linhas de crédito a micro e pequenos empreendedores

Fonte: Roberta Azambuja | Publicado em 26/10/21 às 19:12
Wheverton Barros

Possibilitar o acesso ao crédito para microempresas e empresas de pequeno porte em condições favoráveis é um dos eixos do Programa Retomada Econômica Valorizando o Emprego e a Renda (Rever), criado em meados de 2021 pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. “Elaboramos o projeto com o intuito de apoiar o empreendedorismo na cidade. Ele foi traçado levando em consideração a nova realidade gerada pela pandemia de Coronavírus”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Alexsandro Silva.

Sob o slogan “Empreendedorismo que transforma e valoriza as pessoas” o Rever observou as dificuldades impostas por esse novo panorama imposto pela pandemia para apresentar respostas aos diversos desafios que surgiram. “Sair de uma crise do tamanho da atual exige esforços de todos os agentes econômicos. Portanto, torna-se mais fácil obter êxito quando são formadas parcerias saudáveis, em vez de tentar achar soluções sozinho. Seguindo essa lógica, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem procurado estabelecer diálogo com diversas instituições em busca de identificar melhores maneiras de fomentar o empreendedorismo no município”, afirma o titular da Pasta.

Nesse sentido, foram firmadas parcerias para oferecer àqueles que querem empreender prazos de amortização com parcelas baratas e, ainda, taxas de juros e períodos de carência diferenciados. Dessa forma, hoje, além da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, a Desenvolve MT, a Secretaria tem como parceiros cooperativas e bancos que podem proporcionar a esse público linhas de crédito adaptadas a cada perfil, adotando como parâmetro de análise a adimplência com as obrigações financeiras.

“As linhas disponíveis são muitas, que devem ser avaliadas com critério para cada tomador, onde variáveis como taxa de juros, período de carência e disponibilidade de garantia são preponderantes. Nosso objetivo é atender a necessidade de capital de giro do empreendedor para investir no próprio negócio. Então, esse dinheiro deve ser utilizado para pagar o fornecedor da empresa, a mão de obra ou qualquer instrumento ou recurso humano que seja utilizado na produção”, destaca Alexsandro.

Informações sobre acesso às linhas de crédito podem ser obtidas no Departamento de Fomento às Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – que presta apoio e orientações aos microempreendedores individuais (MEIs), assim como aos pequenos empreendedores –, localizada na Avenida Duque de Caxias 1.000, Vila Aurora e que atende, tanto presencialmente como pelo número 3411-3516, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18 horas.

Todos esses benefícios também são extensivos a músicos e artesãos – que, nesse caso, devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) cujo canal é 3411-5324 – e, também, a feirantes e pequenos produtores rurais, que, para sanar qualquer outra dúvida, podem ligar para o 3424-2683 da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semap).