28 de Março de 2024

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Crianças da Umei Jessica Adriana aprendem sobre plantio e cultivo de hortaliças

Fonte: Rafael Vicentini - Gabinete de Comunicação | Publicado em 10/06/22 às 10:55
Antônio Carmelo - Gcom

As crianças do quinto agrupamento da Unidade Municipal de Educação Infantil - Umei Jéssica Adriana estão concluindo mais uma etapa do projeto que ensina o plantio e cultivo de hortaliças no canteiro construído na creche. O projeto foi idealizado e está sendo desenvolvido pelos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária.

Nesta sexta-feira (10), acompanhados pelo biólogo do município Paulo Silas, um grupo de dez crianças fez o plantio de sementes de mamão papaia. Eles utilizaram copos descartáveis que foram reutilizados e vão poder levar as mudas para plantar em casa. “Esse é um dos focos principais do projeto, fazer as crianças serem multiplicadoras e levar para casa essa ideia do cultivo e consumo de alimentos saudáveis”, ressaltou Paulo Silas.

O canteiro feito na creche recebeu terra preta, adubo e com a ajuda das crianças foram plantadas as sementes. Com o cuidado da equipe da creche, as mudas começaram a soltar as primeiras folhas e o canteiro ficando cheio de temperos. A Cmei Jessica Adriana vai poder utilizar na produção da merenda hortaliças como cebolinha, couve, rúcula, salsa e coentro cultivados ali mesmo pelas crianças.

Como o mês de junho é considerado o mês do meio ambiente, as ações desse projeto estão sendo intensificadas para envolver ainda mais as crianças com os conceitos de alimentação saudável, reciclagem e do cultivo de plantas. Além da Cmei Jéssica Adriana, que está localizada no bairro Jardim Atlântico, o projeto da horta já chegou em outras oito unidades, entre creches, escolas e até em um Centro de Referência de Assistência Social (Cras).