28 de Março de 2024

RITMO ACELERADO

Construção das Binários Norte e Sul no Sagrada Família atingem mais de 50% das obras

Fonte: Valdeque Matos - Gabinete de Comunicação | Publicado em 21/02/20 às 18:21
Diego Utida

A obra para pavimentação de 2,8 quilômetros das Avenidas Binário Norte e Binário Sul, paralelas à Avenida dos Estudantes, uma das vias mais importantes para a mobilidade urbana da cidade, segue em ritmo acelerado e já alcançou mais de 50% das obras previstas no cronograma. Assim como a terraplanagem, todo o sistema de drenagem das águas pluviais já foi implantado pela empresa contratada pela Prefeitura de Rondonópolis.

“A drenagem foi toda concluída, com o assentamento das manilhas. Agora, estão realizando os serviços à pavimentação das pistas de rolamento, fazendo a sub-base, a base para posterior aplicação do revestimento asfáltico”, disse o fiscal da obra, o engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Fernando Vilela, acrescentando que “o ritmo de trabalho é muito bom. Apesar das chuvas persistentes dos últimos dias, o cronograma está sendo mantido e a obra avançando de forma acelerada”.

O prazo de execução é de 12 meses, porém, pelo bom ritmo do andamento dos serviços, a obra deve ser concluída antes disso. Estimada em R$ 4.127.128, 17, a urbanização e requalificação Binários Norte e Sul (Alamedas das Margaridas), iniciada em meados de janeiro deste ano, deverá mudar completamente o visual da região e melhorará com a pavimentação o acesso aos empreendimentos comerciais existentes ao longo das vias.

Além da drenagem e a pavimentação, serão ainda construídas pista de caminhada e ciclovia em toda a extensão da Binário Norte, no trecho que fica entre as rotatórias do Parque São Jorge e a do Mariela, no bairro Sagrada Família. Além disso, estão previstos serviços de ajardinamento e paisagismo dos canteiros que ser formarão entre as duas novas vias em construção e a dos Estudantes, onde serão feitos o plantio de grama e de árvores ornamentais e de espécies nativas.

A ideia da Prefeitura de Rondonópolis é de que o local urbanizado se torne uma opção de lazer e para realização de atividades físicas à população, que poderá utilizar o espaço para prática do ciclismo, bem como caminhadas e exercícios ao ar livre.

Onde ficam

A avenida Binário Norte fica no lado da pista de rolamento do sentido bairros-centro, paralelo ao antigo canal de escoamento das águas pluviais Avenida dos Estudantes, que foi recuperado com o uso aduelas de concreto na construção do sistema de drenagem, recentemente, pela Prefeitura de Rondonópolis. O trecho que será pavimentado vai dos fundos do Residencial Mariela até a rotatória do Parque São Jorge. Já a Binário Sul (lado oposto, no sentido centro-bairro), inicialmente, segue da Alameda das Margaridas até a rua A-56, nas imediações do Lar dos Idosos.