19 de Abril de 2024

MEMÓRIA PÓSTUMA

Colaboradores, amigos e familiares fazem homenagem e cobram investigação sobre a morte de ex-diretora do Sanear

Fonte: Ascom - Sanear | Publicado em 17/01/23 às 16:52
Ascom Sanear

Centenas de pessoas participaram nesta segunda-feira (16) de um ato ecumênico que marcou os dois anos da morte da ex-diretora presidente do Sanear, Terezinha Silva de Souza, assassinada no dia 15 de janeiro de 2021. O evento foi realizado na sede da autarquia no bairro Monte Líbano, com a participação do presidente do Sanear, Paulo José Correia, do prefeito José Carlos do Pátio, e também do presidente da Câmara Municipal, Júnior Mendonça, dos familiares, secretários municipais e outras autoridades.

O ato começou com uma preleção do Padre Avelino e a oração de São Francisco de Assis cantada pelos servidores. Os presentes ouviram alguns pronunciamentos sobre a história de Terezinha Silva de Souza e, ao final, soltaram balões simbolizando o carinho à ex-diretora e também o desejo de que as circunstâncias de sua morte sejam plenamente esclarecidas.

Durante a homenagem a equipe do Sanear lembrou a atuação de Terezinha visando assegurar a universalização dos serviços de água, esgoto e coleta de lixo. Ela também teve uma atuação decisiva nos embates visando impedir a privatização da autarquia – que hoje figura como uma das empresas de saneamento mais bem-sucedidas do país.

“Sob a direção dela o Sanear recebeu prêmios nacionais e se consolidou como referência em saneamento para todo o país. Muitas vezes o cidadão nem percebe nossa autarquia porque não falta o caminhão de lixo, não faltam a coleta e o tratamento do esgotamento sanitário e as crises hídricas não afetam o abastecimento de água. Mas tudo isso deve-se ao trabalho feito pela Terezinha”, disse Paulo José Correia ressaltando que sua missão é dar sequência à essa trajetória.

Paulo José e o prefeito José Carlos do Pátio também destacaram a amizade, a capacidade técnica e o empenho da ex-presidente para modernizar o Sanear.

“A Terezinha era uma pessoa especial como ser humano, como servidora pública e como técnica. Estava sempre pronta para nos amparar nos momentos difíceis, com conselhos e orientações precisas. Também gerenciou com habilidade os recursos que conseguimos para o saneamento nos últimos anos. Não é fácil construir uma liderança assim, tão completa”, afirmou o prefeito.

As autoridades também reiteraram os pedidos de agilidade no processo que apura a morte da ex-presidente.  “Isso não pode ficar impune. Queremos que realmente venha uma resposta e a justiça seja feita. Nós e a sociedade rondonopolitana exigimos isso”, afirmou o prefeito.

O pedido de justiça também foi reforçado por Kamila Soares Souza, sobrinha de Terezinha que representou a família na solenidade. “É uma angústia muito grande não saber qual foi a motivação e quem foi o mandante desse crime. Buscamos respostas, são dois anos de sofrimento”, reclamou.
Além de Kamila, o ato também teve a participação de Iolanda Souza, Natália Souza, Vitória, Flaviane e Bruna todas sobrinhas de Terezinha. Elas agradeceram a homenagem e o carinho manifestado pela direção e servidores da autarquia.

“Para nós foi muito importante estar aqui hoje. O Sanear sempre foi a casa dela e poder nos reunir aqui para homenageá-la entre tantos amigos é reconfortante”, resumiu Kamila.