19 de Abril de 2024

Início do conteúdo
INTERVENÇÃO ESTRUTURANTE

Coder realiza obra de drenagem na Otávio Pitaluga

Fonte: Ailton Lima - Gcom | Publicado em 07/04/20 às 10:03
None
Assessoria

A companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis-Coder, iniciou na manhã desta segunda-feira (06), as obras de recuperação do buraco aberto na confluência da Rua Otávio Pitaluga com Avenida Dom Osório, no bairro Jardim Urupês, região central da cidade.

O local apresentava reiterados problemas em razão da alta concentração de águas das chuvas que vem das partes mais altas dos bairros adjacentes, e devido a uma baixa vazão na captação pluvial, a estrutura acabava se rompendo provocando a destruição do pavimento e a abertura de crateras na pista de rolamento.

Na verdade, o problema foi gerado há mais de três décadas, quando na época foram colocadas manilhas de apenas 01 (um) metro, o que com o aumento progressivo do volume de águas das chuvas, a situação acabou se colapsando e gerando os citados problemas.

DEFINITIVO

Diversas obras paliativas já haviam sido realizadas no local, até que o Departamento de Engenharia da Secretaria de Infraestrutura, (SINFRA), decidiu que o local carecia de obras mais estruturantes, com ações de drenagem profunda.

Os trabalhos estão sendo realizados em ritmo acelerado, em razão da via pública se constituir num importante corredor de tráfego ligando o “Centro da Cidade” a bairros bastante adensados na região do Monte Líbano, e Jd. Liberdade entre outros.

Conforme informações do presidente da Coder, Argemiro Ferreira, no local estão sendo instaladas 70 manilhas duplas de 1,5m, praticamente triplicando a vazão existente que era de 01 (Um) metro, além de três caixas de concreto armado. Os investimentos são da ordem de R$ 64.376,32 (recursos próprios).

O prazo para conclusão dos trabalhos é de 15 dias, caso o clima permita, e as chuvas não atrapalhem. Mas, conforme o dirigente da Coder, “a espera vai valer a pena, pois agora a vazão está sendo significativamente aumentada e deverá suportar toda a carga hídrica oriunda da região”, garantiu.