29 de Março de 2024

Início do conteúdo
CUIDAR E CONSCIENTIZAR

Coder desenvolve programa forte para proteger colaboradores contra o Coronavírus

Fonte: Ailton Lima - Gabinete de Comunicação | Publicado em 08/03/21 às 14:47
None
Sanitização na entrada da Coder | Kawê Pires - Gcom

A Direção da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis – Coder, vem há cerca de um ano, mais especificamente desde o início da pandemia do Coronavírus, se adaptando e criando mecanismos de prevenção controle e combate a proliferação e disseminação do vírus no interior da Companhia, bem como durante os processos de prestação de serviços externos e cujo objetivo é proteger a saúde dos seus colaboradores. 

A informação foi confirmada pelo seu Diretor-Presidente, Argemiro Ferreira, na manhã desta segunda-feira (08), na sede da empresa. Argemiro confirmou que desde o início da pandemia a Companhia vem realizando programas de orientação, combate e controle à disseminação do vírus não apenas entre os funcionários, mas sobretudo, entre os familiares e a população. Um dos processos utilizados foi o isolamento sanitário da Coder. 

Os funcionários/servidores, para entrarem na empresa tem obrigatoriamente que passar por um “Túnel de Sanitização”, onde é feita através da aspersão de substância antisséptica e bactericida (Nippodine-DGC-30), a higienização do corpo, bem como dos pequenos veículos, como moto e bicicleta que adentram ao pátio da companhia. Após a sanitização no túnel, o processo de controle da circulação do vírus tem continuidade por profissionais da equipe técnica da segurança do trabalho - CIPA que fazem o controle com aferição diária da temperatura corporal nas entradas e saídas dos funcionários, além de realizarem a higienização das mãos dos mesmos, borrifando álcool gel e conferindo o uso obrigatório da máscara. 

FROTA SANITIZADA

Mas os cuidados não param por aí, conforme Argemiro, todos os caminhões e toda a frota da empresa, para sair para o trabalho são obrigatoriamente sanitizados com uma solução de hipoclorito de sódio a 4%. Quando retornam para a companhia, apenas o motorista entra no pátio da empresa com o veículo, enquanto que os demais funcionários, tem que passar novamente pelo túnel de higienização. A direção da empresa criou até um espaço aberto para os fumantes (fumódromo), onde eles podem fazer uso do cigarro, sem o risco de aglomeração. Segundo o presidente, 

“isso nos permitiu entre uma média de 600 funcionários, manter índices relativamente baixos de contaminação em relação ao mundo, ao Brasil e a cidade de Rondonópolis” pontuou. Conforme os dados da CIPA - cinco funcionários da empresa estão afastados do serviço por suspeita de contaminação, mas não existe nenhum positivado e nem hospitalizado. Todavia, ainda assim, apesar de todos esses cuidados, a empresa teve um revés preocupante recentemente, que foi a contaminação do seu presidente por covid-19 e que acabou ficando internado por vários dias para tratamento numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em situação considerada grave. Felizmente, Argemiro Ferreira foi devidamente tratado, teve alta médica e como bem disse, “já retornou ao trabalho e está se recuperando bem graças a Deus”. 

 Em razão desse fato, o presidente da Coder, resolveu implementar mais algumas ferramentas de orientação e conscientização, como faixas educativas e orientativas, com dizeres e lembretes com frases fortes, para tentar despertar os servidores para os graves perigos que todos estão passando, pois como ele mesmo diz, “depois de um certo tempo, as pessoas costumam entrar na chamada ‘zona de conforto’, e se descuidar dos cuidados essenciais primários. A pessoa usa máscara, mas no retorno para casa acaba se descuidando e em ações simples do dia a dia, acaba se contaminando e levando o vírus para casa. Então, apesar de todos os nossos cuidados, nós percebemos que os nossos colaboradores, precisavam de um despertar mais incisivo, para tirá-lo dessa zona de conforto e fazê-lo redobrar os cuidados com a sua saúde e de sua família”, observou. 

Para o presidente, “a grande proposta é essa… despertar a consciência para os perigos reais da Covid -19, para que eles levem essa preocupação para as suas casas e suas famílias se protegerem e se manterem saudáveis. Nós estamos utilizando diversas ferramentas aqui; e usaremos tudo o que estiver ao nosso alcance, pois todas as ferramentas que pudermos utilizar, tudo aquilo que nós pudermos usar de meios para tentar essa prevenção, nós faremos!”, garantiu Argemiro, que ainda encerrou dizendo: “A conscientização é hoje a única ferramenta que nós dispomos para nos protegermos e nos auto ajudarmos, bem como ajudar ao processo da saúde pública local e de todo o país”, finalizou.

Faixas com alertas fortes de conscientização