28 de Março de 2024

Início do conteúdo
MAIS VIVIDOS

Cidadania Ativa da Smel leva práticas esportivas a idosos do Cras

Fonte: Roberta Azambuja - Gabinete de Comunicação | Publicado em 28/02/20 às 17:06
None
Divulgação

Quem pensa que a terceira idade é momento de parar está enganado. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) acredita que nessa fase da vida as pessoas ainda têm muita energia para gastar. Por isso, em parceria com a Secretaria de Promoção e Assistência Social a Smel oferece o Projeto Cidadania Ativa que comprova sua tese. E para que os mais velhos possam aplicar toda essa vitalidade em práticas saudáveis, propicia aulas de vários tipos de atividades físicas àqueles que são assistidos por uma das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município e já chegaram a essa etapa da vida.

Esse cardápio bem sortido de modalidades permite aos que querem se mexer escolher aquela de sua preferência. Levantar a bola na rede, arremessá-la ao cesto ou chutá-la passando por todos os adversários e fazer o gol são algumas opções para os interessados em vôlei, basquete e futsal. Tem também boliche e handebol.

“Através do Cidadania Ativa realizamos atividades individuais e coletivas com os idosos. Sabemos que, com o passar dos anos, a tendência é se tornar sedentário, o que abre caminho para as doenças. Então, a intensão é proporcionar qualidade de vida e prevenir alguns tipos de enfermidades. Os exercícios também ajudam no tratamento de diversas patologias como, por exemplo, no controle da diabetes e da hipertensão. E facilitam até a execução de movimentos em tarefas diárias como as domésticas. Afinal, a prática de esporte promove equilíbrio, trabalha a lateralidade, melhora a mobilidade e a agilidade, estimula a coordenação motora e fortalece músculos, ossos e articulações, evitando quedas”, explica a gerente do Departamento de Esporte e Lazer da Smel, Roseane Prado. 

O projeto acontece em todas as unidades do Cras, exceto na do Jardim Ana Carla, onde também podem ser feitas as inscrições. Para participar o idoso deve estar cadastrado em um dos Centros de Referência da cidade e apresentar RG, CPF e comprovante de endereço.