28 de Março de 2024

Início do conteúdo
18 DE MAIO

Ações preventivas de combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes são intensificadas na próxima semana

Fonte: Danielly Tonin - Gabinete de Comunicação | Publicado em 10/05/19 às 08:14
None
Ilustrativa

Na semana que antecede o dia 18 de maio, que ficou instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, as ações que envolvem a Prefeitura de Rondonópolis, a Vara da Infância e da Juventude, os Conselhos Tutelares, da Criança e do Adolescente, e da Mulher, a Pastoral da Mulher Marginalizada a Polícia Militar e o Ministério Público do Estado (MPE), serão intensificadas.

Já na terça-feira (14), a programação será no Cras Iguaçu, a partir das 8h, com palestras para famílias, crianças e adolescentes sobre o tema; na quinta-feira (16), as palestras são no Cras Rio Vermelho, às 14h; na sexta-feira (17), acontece a premiação do concurso de redação “Faça Bonito” na Escola José Moraes, às 8h.

No sábado (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, acontece concentração na Praça Brasil a partir das 8h, com uma caminhada prevista para às 9h pelas principais ruas do centro da cidade, finalizando com a volta para a Praça Brasil.

Mesmo após o dia 18, a programação terá sequência com ações na terça-feira (21), nos períodos da manhã e tarde com uma roda de conversas sobre o tema entre alunos e demais grupos do IFMT e no dia na quarta-feira (5 de junho), a roda de conversa será com integrantes do 18° GAC, nos períodos da manhã e tarde.

O principal objetivo de todo o trabalho desenvolvido é atuar na prevenção desse tipo de violência. Segundo Edna Rodrigues de Oliveira Soares, responsável pelo Programa Viva, da Secretaria Municipal de Saúde, que atende vítimas de violência doméstica, sexual, física e psicológica, a prevenção deve ser feita por meio de trabalho informativo que envolva pais e responsáveis e a sensibilização da população em geral.

Ela destaca ainda que as informações também devem chegar aos profissionais da área de educação e jurídica, com a identificação das situações de risco e o acompanhamento da vítima e agressor.

Denúncias

Se prevenir é fundamental, denunciar também faz parte do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Portanto, quem souber de algum caso pode procurar o Conselho Tutelar, a Delegacia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente, a Polícia Militar, ligando no 190, ou ainda pode ligar no disque denúncia nacional – Disque 100.

Como identificar o abuso e a exploração sexual

A violência sexual é qualquer ato de violência contra a liberdade sexual baseado na relação de poder, na qual crianças e adolescentes são usadas na prática sexual por qualquer pessoa, por meio de violência física, psicológica, ameaça, coerção, sedução ou indução. Ela pode ocorrer de duas formas: abuso ou exploração sexual.

O abuso sexual é um ato sexual praticado contra crianças e adolescentes, em que são utilizadas para a obtenção de satisfação, estimulação ou prazer sexual de adulto ou adolescente mais velho.

Já a exploração sexual se caracteriza na utilização de crianças e adolescentes para a prática de ato sexual, por meio da relação de atividade econômica para fins de lucro ou troca, envolvendo dinheiro, presente ou alimentos. Ocorre nas formas de pornografia, tráfico, turismo e exploração/prostituição sexual.