29 de Março de 2024

ENSINO SUPERIOR

Acadêmicos de Engenharia Civil realizam visita técnica à construção do campus da Unemat

Fonte: Valdeque Matos | Publicado em 11/11/21 às 18:19
Assessoria

Estudantes da turma do curso de Engenharia Civil da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Rondonópolis realizaram na tarde desta quarta-feira (10) uma visita técnica à obra de construção do campus que deverá acomodar as turmas dos cursos  da instituição de ensino superior estadual. A obra já está em fase bastante avançada.

Os estudantes estavam acompanhados do coordenador do curso de Engenharia Civil e foram recepcionados  pela  secretária Municipal de  Ciência, Tecnologia e Informação, Neiva de Col. Ela fez a apresentação do projeto em execução para os acadêmicos que fazem parte da primeira turma do curso  da Unemat em Rondonópolis. As aulas iniciaram em 3 de novembro.

Participaram ainda da visita o  diretor do campus da Unemat de Alto Araguaia, o professor Sérgio Santos, o vereador Cido Silva e o deputado estadual Sebastião Rezende, que é o autor da emenda  parlamentar que viabilizou o aporte  financeiro para a instalação de duas turmas  de engenharia civil pela universidade estadual em Rondonópolis, sendo uma no período da manhã e outra da noite.

"Apresentamos aos estudantes que estão começando o curso de engenharia civil  todo o  projeto em desenvolvimento pelo município para garantir uma estrutura adequada para o funcionamento das turmas dos cursos da Unemat no nosso município.  Foi um dia produtivo e importante para que todos tenham o conhecimento das responsabilidades de cada parceiro deste projeto", destacou a secretária.

Ela ainda agradeceu ao deputado Sebastião Rezende  pela "emenda destinada para o funcionamento das duas turmas do curso de engenharia civil em Rondonópolis e pela parceria de sempre com a gestão do prefeito José Carlos do Pátio".

CAMPUS DA UNEMAT

Iniciada em 2019, a obra do campus da Unemat na cidade é realizada  por meio de uma parceria da Prefeitura de Rondonópolis com a iniciativa privada.  Com investimento estimado em R$ 8 milhões, a estrutura em construção numa área de mais 100 mil metros quadrados, doada pelo município para sediar a Unemat terá capacidade inicial para receber 2 mil estudantes.

Porém, como foi projetada em blocos, poderá ser ampliada com capacidade para até cinco mil alunos. Conforme o projeto, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação (SECITI),  são três blocos para os setores administrativos, pedagógico e biblioteca, quatro blocos de sala de aula, um  bloco de sanitários, dois blocos para acomodar laboratórios, um auditório para 300 pessoas e um refeitório.

Atualmente, o Núcleo Pedagógico de Rondonópolis da Unemat, que foi instalado em 2017 e custeado pelo  município, funciona na Escola Estadual Estela Maris.  Ao todo, são 16 turmas em andamento no município, distribuídas pelos cursos de Letras, Ciências da Computação, Direito, Engenharia Civil e Jornalismo.

Outros dois cursos da Unemat já estão com as instalação de turmas garantidas  para Rondonópolis e também é desejo do prefeito José Carlos do Pátio trazer o curso de Medicina.

"Em breve, contaremos com funcionamento de turmas dos cursos de Química e Pedagogia e o prefeito vem lutando para que o município tenha pela Unemat o curso de medicina", disse a secretária Neiva.