Rondonópolis nas redes sociais

notícias


07/06/2013 - 18:49 - Fonte: VALDEQUE MATOS


Foto: MACSUEL OLIVEIRA
Reitor pediu apoio do município para viabilizar instalação da Unemat

SONHO ANTIGO

Reitor visita prefeito e discute implantação da Unemat em Rondonópolis

Depois de muitas lutas, um antigo sonho da comunidade rondonopolitana está próximo de se tornar realidade: a cidade de Rondonópolis deverá contar a partir do próximo ano com pelo menos três cursos da Unemat (Universidade Estadual de Mato Grosso). A informação foi dada na manhã desta sexta-feira (7) pelo reitor da universidade, Adriano Aparecido da Silva, durante reunião, no Palácio da Cidadania, com o prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz.

Durante a reunião, na qual o reitor Adriano solicitou o apoio do município para viabilizar a instalação da Unemat em Rondonópolis, o prefeito Percival afirmou que será parceiro e que ajudará no que estiver ao alcance do poder público municipal.  No entanto, ele solicitou que sejam propostos cursos que possuem uma maior demanda para a cidade, como cursos das áreas tecnológicas, engenharias e medicina.

Adriano expôs ao chefe do Poder Executivo todo o planejamento para concretizar a criação do campus da Unemat em Rondonópolis. Segundo ele, a vinda para o município será possível, pois o Governo do Estado aumentou o valor do repasse para a instituição o que possibilitará a criação de mais um campus. “Está muito madura essa decisão. Não tem mais volta e com o apoio da prefeitura será possível viabilizar a implantação da universidade aqui, para que seja um centro radiador de conhecimento para toda região”. Atualmente a UNEMAT conta com 11 campis e outros dois em processo de implantação, oferecendo 59 cursos, entre bacharelado e de licenciaturas.

“Ficamos feliz com esta notícia, pois é um sonho antigo e fruto de muitas lutas da comunidade. Vamos dar total apoio, mas, de antemão, já colocamos para o reitor Adriano a necessidade de que os cursos sejam voltados para atender, principalmente as nossas vocações e necessidades mais urgentes”, disse, acrescentando que será parceiro de toda iniciativa e instituições voltadas para transferência de conhecimento e a qualificação da mão de obra local para atender toda a região.

“O caminho para o nosso município ter um desenvolvimento sustentável, com geração de empregos e mais qualidade de vida para toda a população, passa pela transformação de Rondonópolis, que está estrategicamente no centro do cerrado, região do país que passa por um boom econômico, num grande pólo prestador de serviços, de transferência de conhecimento e de mão de obra qualificada”, frisou Muniz.

De acordo com Percival, o município tem de aproveitar a sua posição estratégica para se consolidar seu papel de destaque no cenário regional. “Estamos posicionados no centro do cerrado brasileiro, que hoje está bombando economicamente. Temos que aproveitar o que a geografia nos proporciona e qualificar a nossa gente para assumir o nosso papel que o momento histórico está se possibilitando: ser a capital do cerrado, o pólo gerador de mão de obra qualificada, de transferência de conhecimento e prestador de serviços para toda a região. Assim, geraremos mais oportunidades, renda e empregos para nossa gente”.

O reitor da Unemat informou que objetivo é iniciar os trabalhos logo no primeiro semestre de 2014, a princípio com três cursos que serão escolhidos por uma comissão, que será formada para fazer os levantamentos e estudos necessários para o processo de implantação da Unemat na cidade. A comissão, a qual o prefeito se comprometeu a acompanhar seus trabalhos pessoalmente, será composta por representantes da Unemat e do município. “A nossa proposta é justamente esta: trazer graduações que tenham demanda na cidade e região”, observou.

A reunião do reitor Adriano com o prefeito Percival foi acompanhada por diretores da instituição no campus de Alto Araguaia, pelos deputados Sebastião Rezende e J.Barreto, além dos vereadores Ibrahim Zaher, presidente da Câmara, Thiago Silva, Aristóteles Cadete, Reginaldo dos Santos, Adonias Fernandes, Carlos Vanzeli e Mauro Campos.


  Compartilhe essa notícia com as redes sociais.

ACESSO RÁPIDO

   0800 647 2244

RECEBA NOSSO INFORMATIVO

Cotações