Rondonópolis nas redes sociais

notícias


21/06/2011 - 17:48 - Fonte: RODRIGO MACIEL MELONI Redação/Ascom


Foto: Rodrigo Maciel Meloni
Reunião sobre feira

AGRICULTURA FAMILIAR

Feira da Vila Aurora receberá pequeno produtor as quartas-feiras

Em reunião realizada na tarde da terça-feira, 26 de outubro, entre o secretário Municipal de Agricultura e Pecuária Valdir Correia, a representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Adenir Mota dos Santos, representantes da Vigilância Sanitária e da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), além de pequenos produtores rurais, ficou firmado que os trabalhadores enquadrados na Agricultura Familiar terão as quartas-feiras para expor sua produção na feira da Vila Aurora.

“Esta é uma grande oportunidade para vocês, um trabalho que o prefeito Zé Carlos do Pátio se empenhou pessoalmente para que se tornasse realidade”, destacou Valdir. Os participantes decidiram em conjunto que a primeira edição da feira será realizada no próximo dia 17 de novembro, a partir das 15 horas. “Os pequenos produtores decidiram o dia e o horário, porque são eles que sabem quando seus produtos estão prontos para a venda”, explicou o gerente de Produção, Genilton de Souza.

As servidoras da Vigilância Sanitária Lúcia Alves Ferreira e Sandra Gonçalves apresentaram as medidas higiênicas que devem ser tomadas para poder expor os produtos. “Nosso papel, antes de fiscalizar, é informar as pessoas sobre procedimentos que precisam ser tomados, como fazer uso da luva, manter as unhas limpas, usar tocas no momento da embalagem, a forma de exposição destes produtos, como devem ser manuseados produtos de diferentes naturezas, tais quais os de origem animal, folhas, legumes, farinhas e outros”, informou Lúcia.

O representante da Coder, Manoel Pereira Filho, disse que a empresa ficará responsável pelo transporte dos produtos até a feira e pela limpeza do local. “A limpeza do interior dos boxes fica sob a responsabilidade dos feirantes, nós da Coder iremos efetuar a limpeza de todo o resto, além de fazer a baldeação dos produtos da zona rural para a feira e depois da feira de volta para as propriedades rurais”.

O secretário Valdir falou dos diversos benefícios que esta forma de comercialização oferece. “O primeiro e maior benefício é eliminar o atravessador, o que garante o barateamento do preço final. Outra coisa que devemos destacar é a criação de uma clientela, além do fortalecimento da agricultura familiar”.

ORIENTAÇÃO TÉCNICA - Adenir Mota lembra que a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão (Empaer) vai destacar um técnico para ensinar os pequenos produtores como funciona o manejo do sistema orgânico. “O técnico vai ministrar aulas onde dará dicas e receitas de como produzir produtos orgânicos, além de formas de controle de praga e doença”.

Valdir disse que a Secretaria pretende num futuro próximo comercializar, através dos pequenos produtores, alimentos orgânicos. “Desta forma vamos oferecer a população alimentos saudáveis”. Adenir informou que a disposição dos boxes e quem irá ocupá-los ficara a cargo do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O secretário disse ainda que a Prefeitura Municipal vai contratar mais dois técnicos e comprar mais duas motocicletas para aumentar o alcance dos trabalhos de assistência aos pequenos trabalhadores já efetuados pelos servidores da pasta. Outro assunto que fez parte da pauta de discussões foi o preço que será dado aos produtos. “Quanto ao valor dos produtos isso ficará por conta de cada feirante. Os preços não serão tabelados”.

 


  Compartilhe essa notícia com as redes sociais.

ACESSO RÁPIDO

   0800 647 2244

RECEBA NOSSO INFORMATIVO

Cotações